Festival de Dança de Londrina 2016
- Polly Casoti
- 30 de set. de 2016
- 2 min de leitura

O Festival de Dança de Londrina começa neste fim de semana, dia primeiro de Outubro, e serão 14 dias de diversas atrações nacionais e internacionais e cursos para os artistas. Com o tema “O Corpo em Gaia”, o evento comemora seus 14 anos de existência com reflexões sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente e na esfera das relações, buscando a reconquista da ética no convívio. Neste ano, o Festival apresenta uma intensa programação de espetáculos e oficinas durante a mostra oficial, de 1º a 9 de outubro, além de uma extensão no fim do mês, entre os dias 27 e 31.
A coordenadora geral do evento, Danieli Pereira, explica os diversos estilos de danças que integram a programação: “Este ano, temos uma grade artística e didática que celebra a diversidade de estilos, do hip hop ao clássico, pensando sempre na qualidade dos espetáculos e na troca de artistas locais com grandes nomes da área”. Ela completa que, nos espetáculos, a dança se coloca cada vez mais como uma linguagem permeável a outras artes. O Festival de Dança de Londrina tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura e é uma realização da Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná, com apoio institucional da Funcart
A venda de ingressos iniciou-se há uma semana com valores bastante acessíveis para o público, e Danieli afirma que é para garantir que o evento seja bastante democrático com os apreciadores da dança.

PROGRAMAÇÃO
A abertura e o encerramento do evento vão contar com atrações internacionais diretamente da França. Os destaques são para a Cia Urbana de Dança, um grupo carioca reconhecido pela crítica europeia e norte-americana, e o multiartista francês Christian Rizzo, trazendo um espetáculo em parceria com o projeto FranceDanse, o Institut Français e a Embaixada da França no Brasil. Outros destaques do evento envolvem solos de artistas brasileiros espetáculos clássicos, de veteranos, e uma mostra que irá apresentar vários dançarinos alternativos de Londrina e região.
Além das atrações, a agenda didática traz oficinas ministradas por profissionais de renome e preços acessíveis. São seis cursos que vão abranger balé clássico, dança urbana, jazz lyrical e dança contemporânea.
Yorumlar